quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Super Vírus Stuxnet

Super Vírus Stuxnet

alt

O Stuxnet é um vírus de computador que infecta sistemas industriais. Os ataques direcionados a usinas do Irã e a sofisticação do código utilizado levaram muitos especialistas a acreditar que algum governo esteja ligado à criação do vírus. “O Stuxnet é um protótipo temerário de uma ciberarma que pode levar a uma nova corrida armamentista”, disse o Kaspersky Labs em comunicado. Saiba mais sobre o Stuxnet: Como ele funciona?

- O Stuxnet é um programa malicioso, ou malware, que ataca sistema de controle industrial amplamente utilizados e criados pela empresa alemã Siemens. Especialistas afirmam que o vírus pode ser usado para espionagem ou sabotagem.

- A Siemens diz que o malware se espalha através de pendrives infectados, explorando uma vulnerabilidade do Windows que ainda não foi corrigida.

- O malware ataca programas que rodam controles de supervisão e aquisição de dados, os chamados sistemas SCADA. Esses sistemas são usados para monitorar usinas automatizadas – desde indústria alimentícia ou química até geradores de energia.

- Analistas acreditam que os hackers tenham optado por distribuir o vírus por pen drives pois muitos sistemas SCADA não estão conectados à internet, mas têm portas USB.

- Quando infecta um sistema, o vírus rapidamente cria comunicações com um computador remoto que pode ser usado para roubar propriedade intelectual ou tomar o controle do sistema SCADA, disse Randy Abrams, pesquisador da ESET.

Primeiros relatos

- A empresa Virusblokada, da Bielorrússia, foi a primeira a identificar o vírus em meados de junho. O diretor comercial Gennady Reznikov disse à Reuters disse que a companhia tem um negociante no Irã e um dos seus clientes tinha máquinas infectadas com o Stuxnet. Reznikov diz que a Virusblokada não tem ligação com a usina de Bushehr.

- De acordo com o porta-voz da Siemens, Michael Krampe, a empresa identificou 15 clientes com o Stuxnet em seus sistemas e “todos conseguiram detectar e remover o vírus sem impacto em suas operações”.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

Clique e leia nossa Politica de Comentários.

::Regras::
1. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais ao autor e aos leitores;
2. Não serão aceitos comentários agressivos ou com palavrões desnecessários;
3. O comentário precisa ser relacionado ao assunto;
4. Comentários anônimos serão moderados;
5. Spams serão deletados;
6. Para deixar sua URL comente com OpenID;
7. Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL";
8. Lembre-se: aqui a gente 'conversa'.

OBS: Os comentários não refletem as opiniões do editor.

Visite também:

http://www.flaviowilker.blogspot.com.br/
http://www.kattymania.blogspot.com.br/
http://www.bebebom1.blogspot.com.br/

Tenha um domínio .TK grátis "WWW.SEUNOME.TK"

  ©Flávio - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo